Filomena Teta destaca papel ativo dos jovens na missão, evangelização e crescimento da fé em Angola
Luanda – A Bispa da Igreja Anglicana em Angola, Filomena Teta, reconheceu, neste domingo, o papel decisivo da juventude na edificação e expansão da Igreja, descrevendo-a como “parte do mover de Deus em África”. A afirmação foi feita durante o culto de encerramento da jornada juvenil, realizado na paróquia de Santa Maria, Diocese do Bom Pastor, sob o lema “Oração, Comunhão, Entrega e Zelo.”
A celebração marcou o encerramento das atividades do “Junho Jovem”, que assinalaram o 49.º aniversário da Juventude Anglicana em Angola. O culto foi caracterizado por momentos de louvor, testemunhos, consagrações e a pregação central da Bispa, que incentivou os jovens a viverem com propósito, fé e santidade.
“A juventude não é o tempo de espera, mas de missão. Deus chama jovens como modelos da vida cristã. Jovens com fé, com palavra, com pureza. A juventude é a força viva da Igreja e precisa estar onde está a oração, a comunhão e a Palavra”, afirmou a Bispa Filomena.
Durante a sua mensagem, a líder espiritual destacou ainda que muitos dos atuais líderes e pastores da Igreja foram formados na escola bíblica juvenil, reforçando a importância da continuidade e do investimento no crescimento espiritual das novas gerações.
A jornada contou também com intervenções de antigos e actuais líderes juvenis. Ernesto Davide, ex-secretário executivo da juventude da Diocese do Bom Pastor, realçou os desafios enfrentados ao longo dos anos, mas também os avanços significativos, sobretudo no âmbito da evangelização e do envolvimento social.
Já o actual secretário executivo, António Ricardo “Atalaia”, revelou planos de revitalização da juventude, incluindo a implementação do projeto Café de Pastores e Líderes, previsto ainda para este ano.